<$BlogRSDURL$>

domingo, julho 06, 2008

CHÁ COM JANE AUSTEN (VIRTUAL)- CONVITE
.
Queridos,
.
Jane Austen nunca saiu de moda, mas nunca esteve tão na moda como agora. Há pouco, filmaram ORGULHO E PRECONCEITO para o cinema. Em breve, virá o filme BECOMING JANE, uma breve biografia dessa que foi a maior romancista da Literatura Universal (com total parcialidade, reconheço!). E hoje, assisti ao CLUBE DE LEITURA DA JANE AUSTEN. A princípio, por umas cenas e umas falas dos personagens, cheguei a pensar que seria um filme bobo, mas quando terminou, vi o quão bem-intencionado ele foi. E pensei com os meus botões: "Como não havia pensado nisso antes?"
Explico-me: a história tem 5 mulheres e 1 homem que, a cada mês, lêem um livro dos seis que a Jane Austen publicou em vida, e se encontram para discutir o tal livro. O grande lance do filme é que ele vai mostrando um pouco da vida de cada um dos personagens, e como suas vidas vão se modificando - para melhor - na medida em que vão lendo a bibliografia da (digníssima) escritora.
Isso me fez pensar no quanto eu sempre gostei de conversar sobre a Jane Austen com pessoas que também gostam dos seus livros e como eu me sinto bem quando os leio.
Resultado: estou criando um novo "clube de leitura da Jane Austen", que se chamará: CHÁ COM JANE AUSTEN, e cujos encontros serão virtuais.
A partir de hoje, os amigos da minha lista de emails estarão recebendo um convite para participar desse grupo.
Em vez de um livro por mês, será um livro a cada dois meses, a começar em agosto.
A ordem dos livros será a mesma do filme. Assim:
.
- EMMA (agosto/08 e setembro/08)
- MANSFIELD PARK (outubro/08 e novembro/08)
- NORTHANGER ABBEY (dezembro/08 e janeiro/09)
- ORGULHO E PRECONCEITO (fevereiro/09 e março/09)
- RAZÃO E SENSIBILIDADE (abril/09 e maio/09)
- PERSUASÃO (junho/09 e julho/09)
.
Para quem já conhece a Jane Austen, sabe que será um ano delicioso. E o melhor: será a oportunidade de conversar com pessoas que também compartilham essa admiração pela escritora inglesa.
Para os leitores do Desanuviando que não estão na minha lista de emails, mas que querem participar do grupo, enviem um email para:
.
rebecamiscow@gmail.com ou
chacomjaneausten@googlegroups.com
.
A intenção é que, durante esses meses, possamos conversar sobre a Jane Austen, sobre seus livros e a emoção de os ler, seus personagens, os trechos favoritos, a espera pelo filme BECOMING JANE etc. Algo bem descontraído, como se estivéssemos na casa de um amigo para tomar um chá e conversar.
Sintam-se à vontade!
.
********************************************
.
E anuncio no Desanuviando que a minha convidada de honra será:
MINHA AVÓ!
Foi ela a responsável por fazer minha mãe e minhas tias gostarem de Jane Austen e, conseqüentemente, as netas. (E espero que logo os netos também porque Jane Austen não é só para "mulherzinha", como os que nunca a leram pensam. Vejam o que C.S. Lewis, autor de AS CRÔNICAS DE NÁRNIA escreveu em seu artigo TRÊS MANEIRAS DE ESCREVER PARA CRIANÇAS:
"Hoje em dia, já não gosto somente de contos de fadas, mas também de Tolstói, Jane Austen e Trollope, e chamo isso de crescimento". (grifos meus) )
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter